Dicas para fazer um Curriculum Vitae

O primeiro ponto de contacto com uma empresa é o Curriculum Vitae

Um Curriculum Vitae ou currículo ou CV, é na maioria das vezes o primeiro ponto de contacto com uma empresa. Portanto, é importante ser impactante, claro, direto e adequado. Estes fatores, vão garantir a sua diferenciação e possibilitar uma chamada à entrevista de emprego. 

No entanto, deve ter em consideração, que todas as empresas no seu processo de recrutamento, definem requisitos, que pode ou não cumprir, como por exemplo: experiência profissional mínima, domínio de determinada(s) língua(s), etc. Estes fatores, podem ser determinantes para a exclusão de um processo seletivo, embora o seu CV siga os fatores anteriormente descritos.

Mas afinal quais as informações que o meu CV deve conter?

Primeiramente, antes de definir as informações a colocar no seu CV, deve conhecer a empresa e o tipo de trabalho a que se candidata. Embora, por vezes, a empresa recrutadora oferece um conjunto de informações limitado. Nestes casos, pode procurar mais informações sobre a empresa através de outros canais: website corporativo, redes sociais, entre outros.

Ao conhecer melhor a empresa e o tipo de trabalho a que se candidata, vai ter uma ideia mais exata das informações que o seu CV deve conter.

Todavia, as seguintes informações são indispensáveis num Curriculum Vitae:

  1. Dados pessoais, como: fotografia, nome completo, e-mail, contacto telefónico, cidade de residência, link de uma rede profissional, como o LinkedIn (caso o tenha) e idade. Para algumas ofertas de emprego, é importante também mencionar se tem carta de condução. O recrutador, deve ter uma noção exata do perfil do candidato, para de uma forma geral perceber se deve continuar ou não a analisar o CV. Por exemplo, um dos fatores de exclusão, poderá ser a distância de residência;
  2. Referência à sua área de atuação, mas não aos cargos desejados, como por exemplo: gerente, chefe, assistente, entre outros, que podem gerar uma interpretação negativa. A informação deve ser sucinta e clara, e deve mencionar apenas a área com que trabalha, como por exemplo: Recursos Humanos e Gestão de Pessoas;
  3. Formação académica, como o ano completo de escolaridade, licenciatura e/ou mestrado, cursos profissionais ou cursos extracurriculares que tenha. Deve utilizar sempre a ordem do mais recente para o mais antigo;
  4. Experiência profissional. Aqui devem constar as suas experiências profissionais mais recentes e relevantes. Sobretudo, devem aparecer as seguintes informações: nome da empresa onde trabalha ou trabalhou, período em que trabalhou, breve descrição da empresa, cargo ocupado ou função realizada e descrição das suas atividades na empresa. Tal como no ponto 3, deve utilizar a ordem do mais recente para o mais antigo. Caso, ainda procure o primeiro emprego, pode mencionar as principais características, que fazem de si o candidato ideal. Por vezes, é benéfico para as empresas, pois podem recorrer a apoios, como por exemplo o estágio profissional;
  5. Idiomas. Caso domine um idioma para além do português, deve mencionar e detalhar o seu grau de proficiência falada e escrita;
  6. Soft Skills. Antes de colocar no seu CV Soft Skills, deve compreender melhor o seu significado. As Soft Skills, são competências transversais que ultrapassam as competências e saberes técnicos adquiridos com a formação académica, por vezes, são designadas como competências de empregabilidade e são muito valorizadas pelos empregadores, porque permitem avaliar aspetos de diferenciação entre candidatos, como: autonomia, proatividade, entre outros.
  7. Outras atividades e competências, que ache relevantes para a oferta de emprego a que se candidata.

Um aspeto importante, que deve considerar também, na criação de um CV é o seu tamanho. Os recrutadores, que avaliam dezenas de candidaturas, dão preferência a CV’s mais reduzidos. Se conseguir colocar em duas páginas toda a informação mencionada anteriormente, excelente! No entanto, não deve condensar a informação só para ter duas páginas. No caso, de não conseguir, é melhor ter uma página extra.

Devo colocar mais alguma informação no meu CV?

O CV pode conter, sempre que justificável, anexos, que podem ser: carta de apresentação; cartas de recomendação; certificados de formação académica e/ou de outros cursos/formações.

Como criar um bom CV?

Existem inúmeras ferramentas e/ou plataformas apropriadas para criar um bom CV. Deve optar por escolher aquela que se sente mais à vontade, de forma a conseguir cumprir os pontos identificados anteriormente. Ainda assim, damos alguns exemplos de plataformas:

  • O Canvas, permite criar CV’s elegantes, apelativos e sem complicações. Tem centenas de templates gratuitos e profissionais, criados por designers, que pode editar apenas em alguns minutos, sem passar horas em formatações.  
  • O Europass, que é dos modelos de CV mais reconhecidos em toda a europa. É de fácil utilização e todos os recrutadores o conhecem.

Depois de descobrir como fazer um CV é hora de ação!

Na LTG Group temos inúmeras ofertas de emprego. Envie-nos o seu CV atualizado, que é enviado para análise do nosso departamento de Recursos Humanos, que avalia o seu perfil e consulta empresas para uma possível colocação. Caso não exista no momento, a sua candidatura é arquivada em base de dados, para uma colocação futura.

Poderá fazê-lo nas várias opções de inscrição:

  • Nas diversas ofertas de emprego, que dispõem individualmente de um formulário de inscrição. Recomendamos que opte por fazer a inscrição na oferta de emprego de interesse;
  • Na área de candidato, na opção de candidatura espontânea, que dispõe de um formulário de inscrição;
  • Efetuar o registo diretamente no nosso website. Esta opção permite guardar as ofertas disponíveis e carregar o seu curriculum vitae;
  • Contactar-nos diretamente pelos contactos alternativos: E-mail: rh@ltg.pt | Telefone: +351 253 267 106.

O seu próximo emprego está a um CV de distância!

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