Perguntas Frequentes

Empresas

O trabalho temporário tem conquistado seguidores por ser uma solução rápida, económica e flexível. Apresenta vantagens claras para a empresa utilizadora, nomeadamente:

  • Flexibilizar os recursos humanos;
  • Transformar custos fixos em custos variáveis;
  • Ajustamento real às necessidades dos negócios;
  • Recrutamento rápido, mantendo elevados padrões de qualidade;
  • Beneficiar, do nosso know-now;
  • Instrumento de gestão devidamente regulamentado.

Após o pedido do cliente, a LTG Group, acede à sua base de dados e procura encontrar um perfil de candidato adequado conforme os requisitos exigidos pelo mesmo, que escolhe o processo seletivo, tendo mais ou menos fases e com ou sem a sua intervenção.

Por outro lado, a LTG Group possui vários recursos de marketing, que lhe permite recolher candidatos rapidamente, apoiando-se nos serviços de recursos humanos, para tornar o processo eficaz e eficiente.

Também nos nossos métodos, utilizamos o conceito de Employer Branding, que consiste num conjunto de técnicas híbridas de marketing e recursos humanos. Poderá ler todas as informações deste conceito no nosso blog.

Para a empresa utilizadora, os custos são: vencimento ilíquido, encargos patronais, proporcionais de subsídios de férias e natal, seguro de acidentes de trabalho, taxa administrativa da empresa de trabalho temporário, e todos os encargos relacionados com a modalidade de contrato.

O processo de recrutamento, depende da urgência de contratação pela empresa cliente e dos requisitos necessários dos trabalhadores. No entanto, como a LTG Group, dispõe de uma base de dados ampla e diversificada, o processo de recrutamento é mais célere. Seguramente, conseguimos responder num curto espaço de tempo às necessidades dos clientes e dar uma resposta mais rápida, do que a maioria das empresas, que tem que iniciar um novo processo de recrutamento e seleção.

Os trabalhadores têm os mesmos direitos e deveres, que os colaboradores internos da empresa utilizadora, que desempenham as mesmas funções. Contudo, relativamente aos direitos, cabe a LTG Group agilizar os pagamentos, o que liberta a empresa utilizadora da carga administrativa e ao mesmo tempo, o cumprimento da lei laboral e fiscal, como os pagamentos das remunerações, à segurança social, entre outros.

O recrutamento e seleção de um trabalhador temporário é feito minuciosamente, e temos todos os cuidados para que o mesmo, preencha os requisitos definidos pela empresa utilizadora. Se mesmo assim, o colaborador não se adapte à empresa ou ao cargo, poderemos substituí-lo por um novo colaborador durante o período experimental.

Poderá aceder diretamente à área de empresas, e preencher um dos formulários disponíveis referentes aos serviços que pretende contratar. Como alternativa, também poderá contactar-nos através dos seguintes contactos: E-mail: rh@ltg.pt | Telefone: +351 253 267 106.


Candidatos

No nosso website temos disponíveis várias opções de inscrição:

  • Nas diversas ofertas de emprego, que dispõem individualmente de um formulário de inscrição. Recomendamos que opte por fazer a inscrição na oferta de emprego de interesse;
  • Na área de candidato, na opção de candidatura espontânea, que dispõe de um formulário de inscrição;
  • Efetuar o registo diretamente no nosso website. Esta opção permite guardar as ofertas disponíveis e carregar o seu curriculum vitae;
  • Contactar-nos diretamente pelos contactos alternativos: E-mail: rh@ltg.pt | Telefone: +351 253 267 106.

Não é necessário estar registado para efetuar uma candidatura. Tem na área de candidato, a opção de candidatura espontânea, ou diretamente nas várias ofertas de emprego disponíveis, através de um formulário de inscrição. No entanto, recomendamos que o faça. Ter o registo efetuado no nosso website, permite, não só preencher as suas informações pessoais, mas também marcar as suas ofertas favoritas e carregar o seu curriculum vitae.

Todas as candidaturas recebidas, são alvo de análise pela nossa equipa de recursos humanos. O tempo de resposta, depende sobretudo, da urgência de contratação da empresa cliente. Todavia, mesmo as candidaturas que não preencham os requisitos solicitados, são guardados em base de dados, analisados numa próxima oportunidade e recebem uma resposta o mais breve possível.

Não. Caso, no momento em que faz a visita ao nosso website, não tenha a oferta que procura, poderá, e é recomendado, que faça uma candidatura espontânea. Na LTG Group, recebemos ofertas de emprego novas com muita regularidade. Caso tenha realizado uma candidatura espontânea e se preencher os requisitos da nova oferta de emprego, será imediatamente contactado.

Deverá ler atentamente o seu contrato de trabalho. No entanto, realçamos a importância dos seguintes pontos que deverão constar no seu contrato de trabalho:

  • Horários de trabalho;
  • Categoria profissional;
  • Período experimental;
  • Salário ilíquido;
  • Duração do contrato de trabalho;
  • Companhia de seguro e apólice de acidentes de trabalho;
  • Cliente utilizador da prestação de trabalho;
  • Local/locais de trabalho.

Para obter mais informações deverá contactar-nos. Poderá encontrar todos os nossos contactos no rodapé do seu contrato de trabalho.

O curriculum vitae é o primeiro ponto de contacto da empresa com o trabalhador, por isso, é importante ser claro nas informações colocadas, que devem ser as seguintes:

  1. Dados pessoais, como: fotografia, nome completo, e-mail, contacto telefónico, cidade de residência, link de uma rede profissional, como o LinkedIn (caso o tenha) e idade. Para algumas ofertas de emprego, é importante também mencionar se tem carta de condução.
  2. Referência à sua área de atuação, mas não aos cargos desejados, como por exemplo: gerente, chefe, assistente, entre outros, que podem gerar uma interpretação negativa. A informação deve ser sucinta e clara, e deve mencionar apenas a área com que trabalha, como por exemplo: Recursos Humanos e Gestão de Pessoas;
  3. Formação académica, como o ano completo de escolaridade, licenciatura e/ou mestrado, cursos profissionais ou cursos extracurriculares que tenha. Deve utilizar sempre a ordem do mais recente para o mais antigo;
  4. Experiência profissional. Aqui devem constar as suas experiências profissionais mais recentes e relevantes. Sobretudo, devem aparecer as seguintes informações: nome da empresa onde trabalha ou trabalhou, período em que trabalhou, breve descrição da empresa, cargo ocupado ou função realizada e descrição das suas atividades na empresa. Tal como no ponto 3, deve utilizar a ordem do mais recente para o mais antigo;
  5. Idiomas. Caso domine um idioma para além do português, deve mencionar e detalhar o seu grau de proficiência falada e escrita;
  6. Soft Skills ou competências de empregabilidade. São muito valorizadas pelos empregadores, porque permitem avaliar aspetos de diferenciação entre candidatos, como: autonomia, proatividade, entre outros;
  7. Outras atividades e competências, que ache relevantes, para a oferta de emprego a que se candidata.

Resumidamente, estas são as principais informações que o seu curriculum vitae deve conter. Para a elaboração do seu, pode utilizar plataformas de criação apropriadas, como o Canvas, que dispõe de temas apelativos e de fácil manuseamento. Se optar por fazer um curriculum vitae em Europass, deverá utilizar sites próprios para o efeito.

Obtenha mais informações sobre como fazer um curriculum vitae, no nosso blog.

Quando efetua uma candidatura espontânea no nosso website, vai receber um e-mail de confirmação. A sua candidatura, segue para análise do nosso departamento de Recursos Humanos, que avalia o seu perfil e consulta empresas para uma possível colocação. Caso não exista no momento, a sua candidatura é arquivada em base de dados, para uma colocação futura.

Sim. Caso a empresa utilizadora, após o contrato de trabalho temporário, pretenda que o trabalhador se insira diretamente no seu núcleo de trabalhadores internos. Se acontecer, é porque se mostrou bastante contente com a prestação do trabalhador temporário. Assim, a empresa de trabalho temporário, no final do contrato, informa o trabalhador da intenção da contratação direta e caso este esteja de acordo, transmite todos os dados necessários.