‘Employer Branding’ – as vantagens de atrair talentos.

O conceito de Employer Branding consiste num conjunto de técnicas híbridas de marketing e recursos humanos para, que por um lado, ajudem a manter os colaboradores internos e, por outro, atrair novos talentos.

Esta não é uma estratégia nova, este conceito começou a ganhar forma depois da 2º Guerra Mundial. As empresas da época implementavam benefícios sociais para estreitar a relação do colaborador com os valores que a empresa transmitia e desta forma, cada colaborador era mensageiro da marca.

Na atualidade o conceito de Employer Branding continua a preservar a sua essência, mas com de uma forma mais estratégica. As organizações/empresas são hoje em dia mais conscientes de que a melhor forma de transmitir os seus valores é através dos seus colaboradores, pelo que, as empresas devem olhar para os seus recursos humanos e considerá-los parte importante na estratégia, para criar ou manter a sua imagem corporativa e um ambiente capaz de transparecer força e profissionalismo.

É uma estratégia cada vez mais especializada e requerente de consultoria para ser eficaz.

As empresas têm que valorizar cada vez mais a reputação da marca e para isso necessitam de um desenvolvimento estratégico e eficaz da mesma, por forma a transmitir o seu know-how de forma eficiente para extrair mais vantagens do mercado.

Principais vantagens para o empregador

Atrair candidatos qualificados. Esta é sem dúvida uma das maiores vantagens e mais clara deste conceito. Gera um aumento de talentos que apostam na sua empresa como primeira opção. Por outro lado, a empresa ao mostrar os seus valores através dos seus colaboradores e do ambiente que o rodeia, terá sempre um grande número de candidatos para cobrir os perfis mais solicitados.

Diminui a rotatividade de recursos humanos e aumenta o sentimento de pertença. Internamente a empresa consegue maior lealdade dos seus colaboradores, pois criam compromissos com a sua entidade patronal. 

Aumentar a motivação dos funcionários. A diminuição da rotatividade e a satisfação dos recursos humanos aumentam a capacidade de atrair os novos talentos e aumentam a capacidade produtiva. Consequentemente, baixam os custos de seleção e contratação o que faz com que a capacidade competitiva da empresa aumente.

Melhoria da imagem corporativa da empresa. Ter funcionários que se comportam como embaixadores da sua marca é um fator diferenciador no seio de qualquer organização bem-sucedida, tornando-se cada vez mais importante para reforçar a proposta de valor e se posicionar melhor no mercado.

Podemos desta forma concluir que a partir de uma boa estratégia de Employer Branding, os recursos são melhor geridos, os colaboradores são mais produtivos, o potencial de inovação aumenta, a marca consegue-se diferenciar dos concorrentes. Por consequência vende mais e os resultados da empresa melhoram.

Uma empresa que cuida dos seus colaboradores, tem colaboradores que cuidam da sua empresa. O maior património das empresas são os seus recursos humanos.

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1 Comentário

  1. carlos.leao 20/08/2021 Responder

    Excelente artigo!

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